Artigos

24/07/2013

Trabalhando com os elementais da natureza

 

Por Thiago Paulice

 

Desde os primórdios da humanidade, bruxos, feiticeiros e xamãs trabalham diretamente com os poderes da natureza em rituais de fertilidade, divinação, magias para cura e diversos outros fins. 

Desde então, muito se estudou sobre os espíritos e poderes naturais. Até os dias de hoje essas forças têm feito parte dos trabalhos mágicos das bruxas. Mas como efetivamente trabalhamos com os elementais? Esse é um tema bem amplo e rico. Na wicca, nosso primeiro contato com os elementos em um ritual é no momento de traçar o círculo.

Após lançá-lo, invocamos a força dos quatro elementos por meio das torres de observação nas quatro direções. São elas: terra ao norte, ar ao leste, fogo ao sul e água ao oeste (a associação com os pontos cardeais é tema para o próximo artigo). Quando os invocamos, estamos trazendo à tona a essência de cada elemento e não o elemento de fato. 

Fora desse contexto, podemos trabalhar com cada elemento em si e separadamente.  Podemos fazer uma magia para a fluidez com a água, o mental com o ar, a prosperidade com a terra e a transmutação com o fogo.

Podemos trabalhar com ervas, flores, frutos, madeiras e pedras também. Tudo na natureza possui espírito, desde nós, humanos, até a forma mais diminuta de vida. Se tudo possui espírito, então há consciência e sabedoria antiga em cada erva, cada árvore, cada cristal de quartzo etc.  Mostrando respeito e amor e sabendo se conectar com cada forma de vida na natureza, podemos extrair o poder necessário para realizar nossos intentos.

Essa foi uma introdução a respeito do tema. Nos próximos artigos, veremos como trabalhar com cada um individualmente.

 


Energia do Dia

Dia 27/04 (quinta-feira)

Dia regido por Júpiter com Lua Nova no signo de Touro, certamente um bom dia para...

Veja a previsão completa

Agenda

Festivais, cursos, rituais...

Próximo evento

30Abr 2017

Projeto Transforma


Artigos

Ver todas

Newsletter

Quer saber mais sobre o Faces da Lua? Preencha os campos abaixo e receba nossa newsletter com informações, novidades e eventos do nosso espaço.