Confraria Brasileira de Tarô

PROGRAMAÇÃO

21/07/2018 – Sábado

  • Das 10h às 11h – Abertura do evento seguida da palestra

    A Paranormalidade e os Oráculos Com Edu Scarfon

    O objetivo dessa palestra é mostrar não só, como esses dois universos se esbarram frequentemente, mas como eles podem se complementar de forma construtiva, promovendo uma leitura enriquecedoraEste tema tornou-se mais presente em minha vida, sem sombra de dúvidas, a partir da participação no reality “Os Paranormais”, onde pude conviver com uma diversidade de pessoas que possuíam paranormalidade, e que também utilizavam de oráculos.Depois de explicar sobre ambos temas e como eles podem se relacionar, me dedicarei a expor como isso acontece em meu dia a dia durante a leitura do Tarô, o principal oráculo que utilizo.

  • Das 11h30 às 12h30

    Uma história através do tarô - Com Silvia Brianna

    Seguindo a intuição e o significado técnico das cartas, podemos destrinchar a situação de uma pessoa, no passado, presente e futuro. Uma jogada profunda e ao mesmo tempo simples.

      

  • Das 12h30 às 13h30  - Almoço

  • Das 13h30 às 14h30

    Teoria & Intuição nas leituras de Tarô Com Cláudia Hauy

    A teoria e a intuição são poderosas aliadas para uma leitura realista. Como interpretar as cartas quando a intuição e o conhecimento teórico divergem. A expansão da intuição através do exercício do olhar mágico e outras meditações.


      

  • Das 15h às 16h

    Os Arcanos e a Vida: Uma perspectiva sincrônica e diacrônica a partir da força do tarôCom Emanuel J. Santos

    Os conceitos de sincronia e diacronia são aplicados tanto no estudo do tempo histórico quanto da linguística. A sincronia é aplicada no estudo de determinado tema, de forma comparativa, sem, no entanto, colocar em pauta a evolução, cronologia ou linearidade temporal; a diacronia, por outro lado, no entendimento de determinado tema em função de sua evolução no tempo e no espaço, em relativa linearidade. É notável que, no estudo da Cartomancia em geral e da Tarologia em particular, permeamos essas duas variáveis: de forma diacrônica, estudamos a evolução dos baralhos e dos conceitos, escolhendo, para nossa prática, aquele(s) que mais se afina(m) com nossa perspectiva de leitura; de forma sincrônica, lidamos com os baralhos e obras de épocas diversas, trazendo para nossa mesa àqueles que mais coadunam com uma resposta assertiva - ou melhor, o(s) que mais gostamos. Essa perspectiva permeia não somente a atribuição de significados, como também a elaboração de imagens evocativas em baralhos transculturais. A proposta dessa palestra/oficina é, a partir das imagens e de um bate papo, identificar e reconhecer a conceituação da Força, verificando a coerência da escolha de determinados baralhos para a prática cartomântica a partir deste Arcano.

     

      

  • Das 16h30 às 17h30

    O estudo simbólico do tarô e a prática sensitiva Com Constantino K.Riemma

    Baralho: o jogo recreativo que, no correr dos séculos, se tornou fonte de estudos simbólicos e de suporte para práticas mânticas. As diferenças entre essas três linhas de abordagem e seus pontos de contato.

     

      

  • Das 18h às 19h – Errou a previsão, e disse ser o livre-arbítrio do consulente!

    Com Nei Naiff

    Abordagem crítica-construtiva sobre os principais equívocos ocorridos na leitura dos arcanos, desde o uso incoerente entre o saber e a intuição até a fragmentação dos símbolos do tarô.

     

     

22/07/2018 – Domingo

  • Das 10h às 11h

    A Consulta de Tarô: Educando Consulentes e Tarólogos  - Giancarlo Kind Schmid

    Tanto o consulente quanto o tarólogo devem compreender todo o processo que envolve uma leitura das cartas. Compreendendo que a intuição e a técnica devem estar aliadas, quais as regras que envolvem o atendimento de tarô e qual a responsabilidade de cada um, consulente e tarotista, na realização do trabalho?

     

  • Das 11h30 às 12h30

    Como interpretar as cartas do tarô de forma pessoal usando a intuição - Com Carlos Karan

    Uma demonstração pessoal sobre como interpretar os valores de cada carta se confrontando em cada tiragem e de que forma minha interpretação pode enriquecer a resposta orientando melhor o consulente.


      

  • Das 12h30 às 13h30 – Pausa para almoço

     

  • Das 13h30 às 14h30

    O tarô como caminho do conhecimento, da informação e liberdade através da intuição Com Roberto Simonsen

    - Como entendo a intuição?

    -Símbolos e o papel das linguagens simbólicas.

    -Tempo linear e tempo circular.

    -Por que conhecimento, transformação e liberdade?

     

     

  • Das 14h30 às 15h30 

    A intuição em jogo: Uma ponte ou uma justificativa? Com Kelma Mazziero

    Nessa apresentação será proposta uma reflexão a respeito da função intuitiva como ferramenta que amplia a visão e o entendimento, não apenas das cartas, mas da compreensão do jogo de tarô. Uma vez que o trabalho de análise simbólica sempre se transforma, pois reflete a peculiaridade de cada um, é necessário entender como funciona o pensamento intuitivo a fim de lançamos mão dele expandindo e delineando melhor a leitura. Num recorte teórico poderemos entender conceitos e funções, para então, aprimorarmos a intuição na prática oracular.


      

  • Das 16h às 17h 

    A morada da intuição Com Edy de Luca

    Onde é a morada da intuição? Existe rota segura para caminhar até ela? As cinco sabedorias búdicas a serem apresentadas, quando vivenciadas, podem nos levar a patamares mais sutis e em contato com a nossa mente livre e luminosa.

    A experiência de estar neste lugar promove ao oraculista uma conexão limpa, profunda e de franco favorecimento ao outro, pois lá é um território de milagres e de consciência.

       

  • Das 17h30 às 18h30 – Metodologia e Oráculos Com Vera Crystina

    A proposta da palestra é apresentar vários métodos de tiragens com oráculos diferentes e perceber a riqueza simbólica pertinente a cada um deles.

          

     

  • Das 18h30 às 19h – Encerramento, agradecimentos, reflexões e sorteios

      


Energia do Dia

Dia 15/08 (quarta-feira)

Hoje de manhã, a Lua forma um aspecto conflituoso com Plutão, que pode deixar os ân...

Veja a previsão completa

Agenda

Festivais, cursos, rituais...

Próximo evento

18Ago 2018

Agosto Hecatino: Lua Crescente


Artigos

Ver todas

Newsletter

Quer saber mais sobre o Faces da Lua? Preencha os campos abaixo e receba nossa newsletter com informações, novidades e eventos do nosso espaço.