Sobre o Templo

O Templo de Wicca Eleusiana nasceu em julho de 2011 dentro do Espaço Holístico Faces da Lua. Foram as influências wiccanas que já existiam no espaço que deram origem ao movimento, que culminou na fundação do templo. Desde a inauguração do Faces da Lua, em 2008, acontecem treinamentos na Wicca, além de rituais tradicionais de bruxaria como os sabbats e esbats.

Aos poucos, todo esse lado religioso foi se desenvolvendo no espaço e, no início de 2011, começamos a separar o movimento holístico que tínhamos (com as aulas de tarô, reiki, astrologia, dentre outras) da nossa parte religiosa. Devido a essa necessidade, o sacerdote, Edu Scarfon, ao lado de seus iniciados da Tradição Eleusiana, funda o Templo de Wicca Eleusiana, um local voltado aos membros dessa tradição, que celebra a Wicca do ponto de vista desse segmento da bruxaria, mas que acolhe também adeptos de outras tradições, bem como simpatizantes da religiosidade da Grande Deusa.

Para isso, nosso templo se divide em dois círculos:

Círculo interno: composto pelos sacerdotes e sacerdotisas da Tradição Eleusiana com suas respectivas subdivisões:

- Sacerdotes e sacerdotisas de 1º grau (iniciados na tradição);

- Sacerdotes e sacerdotisas de 2º grau (iniciadores da tradição);

- Sacerdotes e sacerdotisas de 3º grau (élderes);

- Conselho de élderes do templo (quatro élderes que atuam diretamente com o presidente em torno de questões administrativas do templo);

- Presidente (direção do templo).



Círculo externo: composto por dedicantes da Tradição Eleusiana (aprendizes que não adentraram a arte efetivamente) e iniciantes na bruxaria ou simpatizantes, além de adeptos de outras tradições ou bruxos solitários que por ventura se identifiquem com o nosso modo de celebrar.

O Templo de Wicca Eleusiana está registrado como Igreja de Wicca Eleusiana. É uma das primeiras igrejas de Wicca do Brasil e oferece, mensalmente, atividades promovidas para o círculo interno, externo e para a comunidade, como os próprios ritos de passagem:

- Unção (proteção ao recém-nascido);

- Wiccaning (batismo wiccano);

- Rito de transição (marca a transformação da adolescência até a vida adulta);

- Handfasting (casamento);

- Rito de sabedoria (marca o momento em que o homem ou a mulher tornam-se idosos);

- Réquiem (funeral).

Além dos ritos de passagem, voltados à comunidade e aos membros, o templo oferece também treinamento na Wicca. O treinamento, ministrado por alguns dos nossos altos sacerdotes ou altas sacerdotisas (iniciadores, pois já possuem o 2º grau eleusiano), chama-se “Círculo Alquímico”, uma renomada capacitação com um conteúdo programático grandioso, composto por teoria e prática que atuam como porta de entrada à bruxaria sob a ótica de nossa tradição. Para saber mais sobre o treinamento, acesse a respectiva seção.

A melhor forma de conhecer o templo é participando de um dos rituais abertos à comunidade, algum de nossos sabbats ou rituais de lua. O templo costuma cobrar uma pequena taxa de participação em decorrência dos materiais utilizados em cada rito e de sua manutenção. Nessas oportunidades, o interessado poderá conhecer um pouco mais sobre as atividades de nossa instituição.

Havendo identificação com o templo e interesse em fazer parte dele, o candidato poderá solicitar o formulário para tornar-se membro. Ao obter a respectiva aprovação, receberá sua carteirinha. Mediante uma mensalidade, terá acesso a uma série de benefícios, como a participação livre nos rituais de lua e sabbats. Nosso templo é dedicado à Deusa Deméter, a senhora da agricultura e nutriz da terra.

Por sermos de uma tradição de Wicca com influências helenísticas, você notará motivos gregos, diversas imagens e representações das divindades da Grécia Antiga em nosso espaço físico, sediado no Espaço Holístico Faces da Lua, localizado na Rua Colônia da Glória, nº 414, Vila Mariana. 


Canções Eleusianas

Ver todas

Vídeos

Ver todos