Tradição Eleusiana

A tradição eleusiana é um segmento de bruxaria que celebra os sagrados (masculino e feminino) e o equilíbrio das coisas. Acreditamos que ambas as polaridades são de extrema importância para a natureza e governam integralmente cada ser, independentemente do sexo ao qual pertença. A nossa visão reflete a existência de um deus e de uma deusa que se mostram ao longo dos séculos de diversas maneiras para cada civilização. Nessas múltiplas facetas, ambas as deidades primordiais – que juntas compõem o “uno” – teriam se manifestado também na Grécia Antiga de muitas formas (Urano e Gaia, Cronos e Réia, Zeus e Hera etc) e, embora imortais, essas diversas manifestações divinas podem ser consideradas humanas o suficiente para nos mostrar que também temos um pouco dos deuses. Afinal, os deuses gregos, assim como a humanidade, amam, odeiam, disputam, traem, apiedam-se etc.

Celebramos a totalidade. Portanto, reconhecemos a importância da luz e da sombra. Por isso, cultuamos deuses que tanto se parecem conosco e refletem esses diversos atributos luminosos e sombrios em sua conduta. Nossa tradição faz uma ponte entre as práticas pagãs da Grécia Antiga e o saber da bruxaria contemporânea. Mas, apesar do enfoque nas divindades gregas, nossos sacerdotes e sacerdotisas também recebem o conhecimento em profundidade das faces da grande deusa e do deus de cada panteão, tendo total liberdade para cultuá-los sempre que assim desejarem.

A tradição eleusiana fora fundada em fevereiro de 2008 por Edu Scarfon e tem como grove mãe, o grove Faces da Lua e conta com círculos de aprendizado e lapidação, covens e membros que trabalham solitariamente, reunindo-se em ocasiões especiais como sabbats, esbats, nossos festivais e grandes rituais. O crescimento de nossa tradição que tem como objetivo a propagação do conhecimento sobre a bruxaria com bases sólidas, levou-nos à fundação do Templo de Wicca Eleusiana, um local para nossas práticas devocionais e para o aprendizado em si.

Conhecer o universo dos deuses gregos é essencial para aqueles que vierem a fazer parte da Wicca Eleusiana, no entanto, mais do que isso, é necessário o aprofundamento no culto à deusa Deméter, principal face da deusa honrada em nossa tradição. Celebramos os mistérios da deusa da agricultura e, assim, nos integramos com a natureza, despertamos o processo de empoderamento, o equilíbrio interno e nos conectamos com o poder dos processos de vida, de morte e de renascimento.

A tradição eleusiana é composta por um sistema de estágios que são atingidos de acordo com o desenvolvimento de cada a um, a ser avaliado pelo alto sacerdote, pela alta sacerdotisa ou pelo élder responsável pelo treinamento em questão.

Para saber mais a respeito, acesse a seção “Treinamento”.

 


Canções Eleusianas

Ver todas

Vídeos

Ver todos